Contexto Histórico do Realismo

Como vimos em outras postagens, o Realismo é um movimento muito rico e cheio de inovações. E agora, o que você acha de viajarmos no tempo e vermos o que acontecia durante o período em que ele estava em vigor?
Aperte o cinto que a nave irá decolar!😉

*Portugal enfrentava uma forte crise econômica e social, pois o Brasil se tornou independente e deixou os portugueses sem os lucros dos produtos brasileiros.

*Durante o período do Realismo, reinaram sucessivamente, D. Luís I (1861-1889) e D. Carlos (1889-1908). Eles, juntamente com outros reis que atuaram no século XIX, fizeram reformas para desenvolver Portugal, como mudanças na agricultura, na indústria e nos transportes (aqui temos importantes invenções como o comboio, o qual proporcionava uma viagem mais rápida e confortável de mercadorias e de pessoas, e a invenção do automóvel).

*Aconteceu a Segunda Revolução Industrial que envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.

* Aparecimento do Socialismo, o qual é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

*Nasce o biologista e naturalista Charles Darwin que formulou a teoria da evolução das espécies e manifestou suas ideias sobre o surgimento da raça humana no planeta Terra.

*Surgiu a fotografia, que veio impressionar a sociedade pela sua representação extremamente realista das coisas. A fotografia era mais rápida, mais realista e permitia a multiplicação de uma única imagem, contudo, não fez com que a pintura perdesse o seu estatuto. Os pintores recolhiam fotografias das paisagens e dos modelos para poderem depois pintá-los no conforto dos seus ateliês. A pintura passou a fazer uma exploração mais plástica dos enquadramentos e assumiu um olhar mais casual em relação aos objetos.  

Para conhecer um pouco mais sobre os acontecimentos durante o Realismo em Portugal e no mundo e suas influências, não deixe de assistir esse vídeo altamente explicativo e interessante:



Esses e outros acontecimentos influenciaram grandemente no pensamento realista, o qual tinha o foco em questões sociais e na realidade como ela é. Aproveitando essas características, que tal dá uma olhada no próximo post sobre a arte realista?😏😊

Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Dicotomia entre Romantismo e Realismo.

Questão de Coimbrã

Arte Realista