Arte Realista II
Jean-François Millet (1814-1875) foi um pintor do realismo, de origem francesa, Millet procurava retratar em suas telas a vida no campo. dentre todas as suas obras a que mais se destaca é Angelus (1959). O uso predominante da cor marrom, o lirismo da luz e o uso das figuras humanas, todas essas coisas tinham um único objetivo: manifestar a integração do homem com a natureza. Pelo olhar do artista é possível perceber a fadiga e a humildade dos personagens em questão.

Angelus (1959)
François-Auguste-René Rodin (1840-1917, foi um importante escultor francês. Com apenas 13 anos de idade, Rodin já estudava em uma academia de arte, buscando a especialização na parte de escultura e com 18 anos já trabalhava como modelador ornamentista, com especialização em elaborar esculturas em bronze.
Rodin tinha apenas uma preocupação, representar os seres como eles realmente eram, a maioria de suas obras possuía intenção política. Sua principal característica era o gesto humano.
Filho pródigo (1889)
o homem com o nariz quebrado (1884)
Essas foram algumas considerações sobre a arte no movimento realista, tão abrangente e significativa, levando em consideração os ideais trabalhistas e classe menos favorecida: o trabalhador.
Referências bibliográficas :
http://www.suapesquisa.com/realismo/artistas_realismo.htm
http://www.acrilex.com.br/cultura_grandesmestres_jeanfrancoismillet.htm
http://www.portaldarte.com.br/16-realismo/millet/Angelus.htm
http://noblat.oglobo.globo.com/noticias/noticia/2008/01/pintura-angelus-de-jean-francois-millet-87920.html
http://blogillustratus.blogspot.com.br/2010/06/jean-francois-millet.html
http://valiteratura.blogspot.com.br/2011/09/jean-francois-millet-1814-75-dignidade.html
http://arspblica.blogspot.com.br/2011/11/auguste-rodin-o-imitador-de-si-proprio.html
Comentários
Postar um comentário